segunda-feira, 8 de novembro de 2010

As grandes marcas do Brasil não vendem boa cerveja!

A cerveja produzida atualmente no Brasil é elaborada de maneira enganosa. A impressão é a de que todas são iguais, só mudam o rótulo. Quem afirma isso é o físico e professor emérito da Unicamp, Rogério Cezar de Cerqueira Leite, em artigo publicado da Folha de S. Paulo, em 18/12/09. Para ele, o que estamos bebendo não é a verdadeira cerveja. “Todos nós ou pelo menos quase todos pensamos que estamos bebendo uma cerveja feita com cevada ou malte, ou seja, cevada germinada, quando em realidade estamos bebendo um suco de milho fermentado. O milho constitui quase três quartos da matéria-prima da cerveja brasileira. Ou seja, com pequenas e honrosas exceções, a nossa cerveja mata a sede, mas não satisfaz ao paladar mais exigente”, dispara.
A explicação pode ser encontrada na Lei que regulamenta a fabricação de cerveja no Brasil, o decreto nº 2.314, de 4 de setembro de 1997, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. Na Seção I, do Capítulo II, das cervejas, o Artigo 64 define cerveja como a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo do malte de cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo.
Porém, logo abaixo informa que parte do malte de cevada poderá ser substituído por cereais maltados ou não, e por carboidratos de origem vegetal transformados ou não, ficando estabelecido que: os cereais referidos neste artigo são a cevada, o arroz, o trigo, o centeio, o milho, a aveia e o sorgo, todos integrais, em flocos ou a sua parte amilácea.
Ou seja, quem bebe as marcas nacionais mais conhecidas, muitas vezes, está bebendo outra coisa, mas não a cerveja pura definida pela Reinheitsgebot, a Lei da Pureza da Baviera, de 1516, que defende o uso exclusivo dos seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo, ao menos nas cervejas tipo pilsen.
A solução seria ou uma mudança na legislação brasileira, que por interesses comerciais permitiu a banalização no uso dos ingredientes na fabricação das cervejas. Ou, uma segunda alternativa, procurar opções de países que respeitam o apreciador da boa cerveja. Por isso, os produtos oferecidos pela Bsb Trade pregam a tradição da pura e verdadeira cerveja. Veja no blog onde encontrar nossos produtos e bons goles.